quinta-feira, 24 de março de 2011

Músicas Românticas


Hoje eu me inspirei para falar de declarações de amor musicais, porque nos últimos meses uma amiga-irmã (Keury) se ocupou a maior parte do tempo falando o quanto ela acharia maravilhoso se algum dia alguém que se casasse com ela fizesse uma música pra ela. Como eu cresci tocando e cantando em casamentos, confesso que sempre que o noivo ou a noiva vem me pedir para cantar uma música que ele ou ela compôs eu já fico mal, porque geralmente é a mesma coisa, a mesma letra, pode mudar uma ou duas palavras, mas é tudo igual, claro que nunca me pediram pra tocar uma música feita pelo noivo ou noiva, esse tipo de dádiva ninguém ainda me pediu (e eu acharia um máximo tocar uma composição totalmente instrumental do noivo ou da noiva, acho que vou ter que fazer isso quando casar, com sérios riscos de também fracassar).

Eu particularmente não acharia tão emocionante ganhar uma música de amor meio que composta por um amado! Não que eu seja extremamente sem veia poética, muito pelo contrário, é por exatamente eu ser assim que eu acho que eu seria muito critica ao ponto dele desistir de cantar o resto por causa das minhas análises. Mas papos à parte, o que realmente eu não gosto nessas neo-declarações é os estereótipos que o amante desesperado se encarna, é como fazer um livro de direito e o autor embarcar em algumas correntes prontas, não tem graça e pronto!

Existem várias correntes "poética-amorosas" que impedem de forma maléfica do amante falar exatamente o que sente, e também não só as correntes mas aquela paixão doentia e desenfreada (pode ser que seja bom, mas tudo demais é veneno) que impedem da pessoa realmente enxergar o que seu amado é pra ela.

Vou citar agora algumas correntes que eu considero "horríveis" para se compor uma música de amor, não que você vá seguir, o legal é você falar exatamente o que sente sem medo e travas. E no fim vou falar sobre músicas que pra mim dariam certo, e o porquê.

Os "caras de pau": é o tipo de gente que sabe que é safado, que sabe que não quer compromiso e mesmo assim diz que ama e que esse amor foi feito pra durar. MAS COMO UM AMOR QUE FOI FEITO PRA DURAR NÃO SE PODE RESULTAR EM UM COMPROMISSO??? MESMO NÃO ESTANDO JUNTO VOCÊ VAI SE COMPROMETER COM ESSA PESSOA, É AMOR E NÃO BALA DE CÔCO!

EX: Livre pra voar (exaltasamba)

Os desesperados suicidas ou até mesmo homicidas: Aquele tipo de gente que se não ficar com você é morte na certa (agora cuidado, pode ser que a morte seja a sua, preste a atenção na letra antes de se comprometer).

ex:Novo amor (calcinha preta)

Os sem vergonhas: Aquelas letra que se estiver passando na festinha infantil é capaz de fazer qualquer criança parar a brincadeira e chegar a seu respectivo responsável e perguntar “o que pelo amor de Deus é isso”, são tantas posições, tantas formas que você as vezes confunde com alguma pornografia. Ou seja, o amante em questão não é um amante da vida, que é aquele que quer crescer com você, te cuidar quando estiver doente, ele quer seu corpo por apenas algumas horas e depois ele se vai, em regra os sem vergonhas são aplicados aos caras de paus.

ex: não vou nem colocar por que não vou acabar mais com meu blog, já coloquei calypso calcinha preta, poxa já fui ao fim do poço!

Os frustrados: Geralmente eles têm estilos próprios, e dependendo de estilo o amante te ama, mas sabe que você não o quer, então ou ele diz que o amor não era pra ser ou te esculacha inteira na letra da música, mas há quem diga que isso também é forma de amor. Vai saber...

ex: Mulher Mala (Falcão)

Os sofridos: Aquele que sofre léguas pelo ser amado, que não consegue ser correspondido , até mesmo já foi mas ele pisou na bola, e por isso vai tentar de tudo pra te trazer de volta, ele geralmente canta algo no sentido do choro.

ex: Não tem perdão (sorriso maroto. Obs: que de sorriso não tem nada, somente músicas depressivas, ou seja chorando maroto).

Os "água com açúcar": É aquele tipo de gente que você fica com sono só de pensar em ouvir, geralmente eles acham que vão surpreender, e se tornam melosos demais, noivos e noivas se enquadram nessa corrente, porque é sempre assim: "DEUS ME DEU VOCÊ, AS NOSSAS VIDAS VÃO SE UNIR, DE AGORA EM DIANTE VOCÊ É MEU E EU SOU SUA, DEUS ME DEU UM ANJO (detalhe a pessoa esquece que nessa hora está se casando com um ser humano que arrota, que no caso de mulher tem tpm, que se não tomar banho vai feder e etc... CADÊ O ANJO?)". Nada contra mas eu acho que tem coisas que todo mundo sabe, e em uma declaração sem música até pega bem, mas ta meio batido utilizar o que meio mundo já falou, eu sei que pra pessoa amada na hora lá ela nem vai se tocar, mas e depois? Você vai cantar pra ela só isso? tenso e falta de bom senso.

Ex: Quase todas do gospel romântico.

E por ultimo os que mais estão virando moda: Os doentes: É uma classe de coisas (porque seres humanos é que não são) que escreve poesias de 2° série (não desmerecendo a galera que tá na 2° série), pra falar a verdade eles nem ao menos sabem escrever algo, eles simplesmente acreditam que o ser amado (que provavelmente é uma coisa também) é uma ameba, eles vão fazer letras sobre o beijo roubado, sobre a roupa da pessoa, vão fazer promessas que nunca irão cumprir, e se julgam maduros o suficiente pra declararem que é amor.

ex: Restart, Cine, Felipe Dylon (WHAT'S THIS?) e todos do gênero.

Depois dessa lista, você caro leitor concordará comigo, que ser enquadrado em alguma dessas declarações não é exatamente o seu foco, mas antes que você pense que não há esperança gostaria de ressaltar que existem músicas em diversos estilos que em minha opinião falam exatamente o que é uma pessoa gostando de verdade falando pra outra, eu sou a favor da pessoa não fantasiar, de ser sincera, de salientar os defeitos e falar das qualidades no mesmo tom, não é necessário atos extraordinários, é só o que a pessoa sente por você até mesmo uma melodia instrumental vale muito mais que um "OH MENINA DEIXA DISSO QUERO TE CONHECER VÊ SE ME DÁ UMA CHANCE..." e por aí vai. Existe uma música em questão que pra mim é a cereja das declarações, (não curto muito cerejas e se você não curte mude para TROFÉU) por ser exatamente uma declaração intensa e não forçada, se algum dia eu fosse ganhar uma declaração (possibilidades tão remotas quanto a de o Obama renunciar nos próximos 5 meses, do Justin Bieber ser reconhecido pela academia de Letras Americana como um excelente compositor, da Rebecca Black ser igualada ao Michael Jackson em qualidade vocal e instrumental, do Restart compor Jazz e MPB, da Dilma vir a posar na playboy),mas se acontecer, e o cara for tão sincero quanto aos autores dessa música eu simplesmente ficaria sem reação e usaria um dos clichês mais famosos de todos os tempos: EU AMARIA.

Fogo

Capital Inicial

Composição: Dinho Ouro Preto / Bozzo Barretti

Você é tão acostumada

A sempre ter razão

Você é tão articulada

Quando fala não pede atenção

O poder de dominar é tentador

Eu já não sinto nada

Sou todo torpor

É tão certo quanto calor do fogo

É tão certo quanto calor do fogo

Eu já não tenho escolha

E participo do seu jogo, participo

Não consigo dizer se é bom ou mal

Assim como o ar me parece vital

Onde quer que eu vá o que quer que eu faça

Sem você não tem graça

Você sempre surpreende

E eu tento entender

Você nunca se arrepende

Você gosta e sente até prazer

Mas se você me perguntar

Eu digo sim, eu continuo

Porque a chuva não cai

Só sobre mim

Vejo os outros,

Todos estão tentando

e é tão certo quanto calor do fogo

Eu já não tenho escolha

E participo do seu jogo, participo

Não consigo dizer se é bom ou mal

Assim como o ar me parece vital

Onde quer que eu vá e o que quer que eu faça

Sem você não tem graça

Algumas das que eu gosto:

Estética (rafael siqueira)

Amor pra dizer (Luiz Arcanjo)

Te devoro (djavan)

Pétala (djavan)

Encontro (Maria Gadú)

Quando Fui chuva ( Luis Kiari)

Quase Sem Querer (Dado Villa Lobos/ Renato Russo/ Renato Rocha)

e outras que não preciso revelar.

Então é isso pessoal, quem estiver interessado em pesquisar as outras letras, até mesmo pra vocês se divertirem (porque é cada uma pior que a outra rs) e tem umas que é pra chorar, fica a dica.


E aqui vai meu ponto nada romântico sobre essas músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário