terça-feira, 16 de outubro de 2012

Capoeira


"Eu quero ver eu quero ver, como se luta capoeira
Sem se tocar é só mover, que um golpe te pega na certeira"


No agitar do palco
Estão dois jogadores
Não sei de que lado certo é, meu senhores!

Mas o combate está feito

Com um grito bem feito, lá se vem a primeira ginga
É do jogador Azul as boas vindas.

Não sei como, ele se revelou,
entrou na dança, gingou
Um golpe forte, mas que errou

O jogador verde na espreita,
esperou o tempo certo da rasteira
Astuto e observador, sacou o azul e a capoeira.

Agora o movimento é da música, ou a música é do movimento, não sabemos ao certo.
Aquele clima de combate final,
Vocês podem ver os jogadores?
Será que estão no ritmo das palmas, no ritmo da percussão ou serão as batidas dos pés no chão?

Não, hoje não temos cantigas convencionais, é luta, capoeira hoje não vem pra dançar!

Meu coração acelera, azul caiu na terra,
Verde não esperou
sua chance aproveitou
Acertou golpe certeiro na perna,
Poeira sobe, azul se quebra!

Observem senhores, o azul no ritmo tombou!
Observem senhores, a música em sangue tornou!

Enquanto isso a canção segue a sina:
“Eu quero ver eu quero ver, como se luta capoeira
Sem se tocar é só mover, que um golpe te pega na certeira,
Não se assuste não se assuste menina
Quem entra na capoeira aceita vencer ou perder a rima”


O Verde não cedeu, dois golpes foram dados
O Azul estarreceu
Apenas dois contados
E a canção mudou seu brado:
“Eu quero ver eu quero ver, quem é que vai lutar capoeira
Não se engane do perigo, um dia vem alguém e lhe acerta uma rasteira
Eu quero ver eu quero ver, como se luta capoeira
Sem se tocar é só mover, um golpe te pega na certeira”


A plateia estremeceu, o Verde venceu
Gritos ovacionados, adrenalina de um coração tresloucado
Quem viu viveu, quem não entendeu, PERDEU

Nenhum comentário:

Postar um comentário